Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Funções orgânicas: Álcool



A função álcool é identificada através do grupo hidroxila ligado a um carbono saturado, ou seja, um carbono que só possua ligações simples.
ÁLCOOL BENZÍLICO

Nomenclatura dos álcoois:

IUPAC:

prefixo + infixo (an, por exemplo) + ol 
Ou seja, o nome do álcool deriva do nome do hidrocarboneto, porém substitui-se o "o" por "ol".

Quando nomeávamos hidrocarbonetos havia aquela regra: de preferencia, à contagem, a extremidade mais próxima das insaturações, depois da mais próxima dos radicais mais simples etc, não esquecendo de procurar a cadeia principal mais longa e com os radicais mais simples possível. Agora nós temos grupos funcionais. Estes são mais importantes que as insaturações, na hora de contarmos, ou seja, Grupo funcional>insaturações>radicais. 

Além da nomenclatura da IUPAC existem outras formas para nomear um álcool

Álcool + nome do radical + ico: Por exemplo, o metanol pode também ser chamado de álcool metílico e o etanol, álcool etílico. O 2-metil-propan-2-ol é chamado também de Álcool t-butílico e o propan-2-ol de álcool isopropílico.
CARBINOL

Nomenclatura de Kolbe: O químico alemão Kolbe, propôs a nomenclatura carbinol. Ele chama o grupo funcional dos álcoois de carbinol. o nome do composto seria, então: nome dos radicais + carbinol
 Ou seja, o metanol, segundo a nomenclatura de Kolbe é o próprio carbinol.




CLASSIFICAÇÃO DOS ÁLCOOIS:
Pela quantidade de hidroxilas: Os álcoois podem ser monoálcoois ou poliálcoois. Poliálcoois são estáveis quando as hidroxilas estão distribuídas em carbonos distintos. Caso contrário, ou seja, um mesmo carbono segurando mais de uma hidroxila, o composto é instável, como veremos nas reações a seguir.


A outra classificação é pela posição da hidroxila: álcool primário, secundário e terciário que, respectivamente, é a hidroxila ligada a um carbono primário, secundário, terciário.
 

PROPRIEDADES DOS ÁLCOOIS:
A primeira propriedade que podemos observar nos álcoois é a polaridade. O grupo hidroxila distorce a nuvem eletrônica da molécula, criando polos na mesma e, consequentemente, tornando o metanol, etanol e propan-1-ol miscíveis à água em qualquer proporção. Assim como a água, os álcoois se relacionam através de pontes (ou ligações) de hidrogênio, o que pode se explicar, por exemplo, que o etanol é liquido e o propantriol é usado em hidratantes, pela sua propriedade higroscópica. Vale ressaltar que, a polaridade do álcool vai se perdendo a medida que a cadeia carbônica cresce, por exemplo o metanol é solúvel em água, mas o dodecanol, não.
Fase de agregação: (CATP) Monoálcois de até 12 carbonos são líquidos, os demais, sólidos. Para poliálcois, até 5 C são líquidos e a viscosidade cresce proporcional à quantidade de OH.
Existem outras propriedades, como densidade, mas vou falar sobre propriedades organolépticas e reatividade
Propriedades organolépticas: o metanol é extremamente tóxico, enquanto o etanol é moderadamente tóxico, apresentam sabor picante e odor irritante. os polióis, geralmente, têm sabor doce e são usados como adoçantes.
Reatividade: A polaridade dos álcoois os tornam mais reativos que os hidrocarbonetos. A acidez dos alcoois é quase desprezível, ou seja, a ionização da molécula é pouco provável (H3CCH2OH(etanol) + H2O à H3O+ + CH3CH2O-

Nenhum comentário:

Postar um comentário