Átomos -
Já fora conhecido como a menor partícula que constituía as coisas. A partir desta, antigamente, a vontade do homem de descobrir o que constituía as coisas os homens, filósofos, buscaram a desfinição do arqué; e através desta busca, achamos o átomo (que significa não divisível).
Pena... Ele é divisível, sim! O átomo, por agora, é constituído de sub partículas chamadas: elétron, próton e neutron. Com mais pesquisas e com a tremenda vontade que o homem tem de conhecer, foram descobertas outras partículas menores, mas não vamos estudá-las aqui.
O atmo e dividido, para melhor estudá-lo, em: eletronsfera e núcleo.
O núcleo é a região onde encontramos os prótons, que são partículas de carga elétrica positiva e que definem, em quantidade, o átomo, e os neutros, que são partículas de carga elétrica nula.
A eletronsfera é a região que encontramos os elétrons, que circundam o núcleo a velocidades altíssimas. As reações químicas são reações que mexem com a eletronsfera dos átomos, pois é um evento que mexe com os elétrons. É na eletronsfera que veremos eventos como: saltos eletrônicos e compartilhamentos de eletrons por exemplo.
A eletronsfera é dividida em níveis eletrônicos e em órbitas, na estudaremos isso mais tarde.
Em suma, o núcleo de um átomo, em si, não caracteriza o volume do mesmo, mas sim a sua massa e sua identidade, pois a massa dos prótons e neutros são maiores quando comparamos a massa do elétron. A eletronsfera caracteriza o átomo com o volume, pois as forças de repulsão entre essa partículas de carga negativa fazem a nuvem eletrônica do átomo se expandir. Podemos comparar a um saco de batata Ruffles: as batatas, são o núcleo, enquanto o ar preso no saco é a eletronsfera. A batata pesa, mas sabemos que não tem quase nada lá.
(...)
Os átomos possuem uma "identidade" porque eles não são todos iguais. A identidade dos átomos são os prótons, como dito anteriormente. O número de prótons define o número atômico do mesmo, ou seja, se no núcleo de um átomo só existir um próton, não importa quantos neutros, aquele átomo "vai se chamar" Hidrogênio; enquanto o átomo de 29 prótons, vai ser o Cobre.
Moléculas -
Para muitos, o átomo é uma coisa chata, mas ele não ta nem aí para isso porque ele tem muitos amigos e eles se divertem juntos. As moléculas são um conglomerado de átomos que estão ligados através de compartilhamento de elétron, ou seja, ligação covalente (simples, dupla, tripla ou dativa).
Substâncias -
Mas quando estamos com o nossos grupinhos nós também saímos para socializar, de preferência, com outros da nossa "tribo". As moléculas também fazem isso, aí temos as substâncias, que são o conjunto de mesmas moléculas.
Temos duas classificações para substâncias: simples e compostas.
Substancias simples para quando as moléculas possuem átomos de mesma "identificação" e geralmente, o nome de sua substância tem o nome de seu átomo. Ex: gás oxigênio é constituído de O2, que são nada mais nada menos que dois átomos de oxigênio unidos por uma ligação dupla.
Substancias compostas são formadas por moléculas que não possuem todos os átomos iguais. Um exemplo é o CO2, mas o SO3, CH3CH2OH também são substancias compostas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário