Pesquisar este blog

domingo, 11 de maio de 2014

Funções inorgânicas pt. 3: Sais

CuSO4 . 5H2O – sulfato de cobre pentahidratado

Sais são originados na reação entre ácidos e bases. Essa reação chama-se reação de neutralização ou salificação. A depender da proporção entre os reagentes, a reação pode ser total ou parcial, originando sal neutro, ácido ou básico.

Uma coisa que o estudante deve botar na cabeça: a reação de salificação originará um sal e água. Esta é também denominada reação de dupla troca, porque o cátion da base se combina com o ânion do ácido (sal) e o ânion da base se combina com cátion do ácido (água).

Vale lembrar que os sais são substâncias iônicas, sendo assim, elas se dissociam em meio aquoso. Agora vocês respondem: o que acontece quando temos íons livres numa solução aquosa? Simples, possibilidade de conduzir eletricidade!
Sais Neutros:
Originam da reação de neutralização total, ou seja, o numero de hidrogênios ionizáveis do ácido equivale ao numero de hidroxilas da base.

Nome dos sais neutros: junte o nome do ânion do acido com o do cátion da base

Sais Ácidos:
Originam de uma reação de salificação parcial, sendo que a base é insuficiente para neutralizar todo ácido.

Nome dos sais ácidos: junte o nome hidrogeno e o nome do suposto sal neutro. Indique a quantidade de hidrogênios aprisionados ao sal com os prefixos mono, di, tri etc.

Sais Básicos:
Também surgem da reação parcial de neutralização, porém, desta vez, o ácido foi insuficiente para neutralizar a base.

Nome dos sais básicos: junte o nome hidroxi com o nome do suposto sal neutro. Também indique o numero de hidroxilas presas no reticulo cristalino do sal.

Sais mistos:
Estes sais podem ter dois cátions diferentes – misto quanto à espécie – ou ânions diferentes – mistos quanto ao gênero.  Surgem da reação entre dois ácidos e uma base ou vice-versa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário