Pesquisar este blog

segunda-feira, 10 de março de 2014

LIGAÇÕES QUÍMICAS, PARTE 1

Para falarmos das interações entre os átomos, precisaremos lembrar o conceito da Regra do Octeto, ao qual dizia que os átomos tendem a configurar sua camada de valência com 8 elétrons para adquirir estabilidade; como vista nos gases nobres, que possuem, em geral, com exceção do Hélio, 8 elétrons de valência. No colégio aplicaremos essa regra para a maioria dos compostos químicos, mas existem muitas moléculas rebeldes que desobedecem a essa regra.

Entretanto, vamos ignorar o SF6, uma das rebeldes; e iremos nos basear naquelas que respeitam a regra, ta?
Para estabilizar suas eletrosferas, os átomos tornam-se muito criativos. Eles podem ceder elétrons, roubar elétrons, compartilhar elétrons, emprestar elétrons ou interagir com elétrons. E você achando que átomos eram coisinhas insignificantes... Eles podem servir de exemplo de cidadania!

Ligação Iônica.

Neste tipo de ligação, átomos se encontram e discutem suas necessidades. Ao invés de praticarem bullying um com o outro pelas suas extremas diferenças (suas eletronegatividades), eles, simplesmente, trocam elétrons!

Exemplos:
  • ·         O sódio atômico adoraria se livrar do seu único elétron que habita a camada M. Em compensação o Fluor almeja este “elétron descartável” do Na. Como bom “cidadão”, o Sódio, ao invés de descartar os elétrons da camada M, ele o entrega para o Fluor – que fica feliz ao ver sua valência parecida com a tão pomposa camada do Neônio.
  • ·         O Enxofre estava muito agoniado, pois fazia tempo que ele precisava achar alguém que pudesse doar-lhe dois elétrons. Quando ele se encontrou com os irmãos Lítio, sua vida tornou-se melhor; pode completar sua valência (assim como aquela que o Argônio tanto mostrava) e criou dois amigos, estes que adquiriram “título de valência” do nobre Hélio!


Após essas trocas de elétrons, os menos eletronegativos tornam-se Cátions (íon que possui déficit de elétrons em relação ao nº de prótons no seu núcleo) e os mais negativos tornam-se Ânions (que possuem excesso de elétrons). A Atração eletrostática fará com que as substâncias iônicas estejam no estado solido à temperatura ambiente; além de possuírem alto ponto de fusão e de ebulição.
Importante!
·         Uma substancia iônica, no estado sólido, não conduz eletricidade, pois os íons estão confinados no reticulo cristalino. Todavia, se essa substância for fundida ou dissociada, conduzirá corrente elétrica.
·         Um sólido iônico tem baixa tenacidade, ou seja, são vulneráveis a choques mecânicos.
·         Se você gosta de regras, lamento lhe informar que não será sempre que verá um metal e um ametal formando uma substância iônica. Para exemplificar, temos o AlCl3 - que apesar do Al ser um metal e o Cloro, ametal - que é uma molécula (caraterizada pelas ligações covalentes). Se gosta de gravar regras, foque na eletronegatividade. Se os elementos possuírem uma diferença de eletronegatividade igual ou superior a 1,7, estes farão ligação iônica entre si.


Obrigado!


3 comentários:

  1. What does'sports toto' mean in the sports betting world
    In a 토토 사이트 홍보 sports betting world, you'd be putting money in a wager that will pay off as either a loss, a win or a draw.

    ResponderExcluir